Notícias do Colégio, Concursos e Vestibulares. Sejam todos bem vindos!

Posted by : Marcus Vinicius Cunha de Souza 23 de janeiro de 2017

A Universidade Federal da Bahia oferece, em 2017, 5.924 novas vagas de graduação em 89 opções de curso, sendo 4.514 vagas para o primeiro semestre letivo (2017.1). A seleção dos candidatos será feita através do SISU/MEC (Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação). O edital e todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site http://www.vestibular.ufba.br/

Os candidatos devem se inscrever entre os dias 24/01 e 27/01, através do endereço http://sisu.mec.gov.br. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 30/01, e as matrículas para os alunos convocados serão feitas entre 03/02 e 07/02. Para o ano de 2017 a UFBA adotará as duas edições do SISU, primeiro e segundo semestres. A lista completa dos cursos e vagas pode ser consultada aqui.
Não participam das vagas ofertadas pelo SISU os cursos que exigem processo seletivo especial: Artes Plásticas, Design, Licenciatura em Desenho e Plástica, Superior de Decoração; Direção Teatral, Interpretação Teatral, Licenciatura em Teatro; Canto, Composição e Regência, Instrumento, Licenciatura em Música e Música Popular - embora os candidatos a esses cursos também devam ter se submetido obrigatoriamente às provas do ENEM.
A seleção adota o critério de reserva de vagas, em quatro modalidades: Escola Pública/Pretos/Pardos/Indígenas/ com renda familiar menor ou igual a 1,5 salário mínimo; Escola Pública /menor ou igual a 1,5 salário mínimo; Escola Pública/Pretos/Pardos/Indígenas; e Escola Pública. Os candidatos que optarem pela reserva de vagas também concorrem pelo sistema de ampla concorrência, do qual participam todos os candidatos.
Os cursos serão oferecidos nas modalidades Curso de Progressão Linear (CPL); Curso Superior de Tecnologia (CST); e Bacharelado Interdisciplinar (BI).
Os CPL são os cursos tradicionalmente oferecidos pela UFBA: Licenciatura, Bacharelado ou Formação Profissional. O candidato selecionado para um desses cursos terá acesso diretamente ao curso escolhido e fará um único percurso curricular previamente traçado até a obtenção do diploma. 
Os CST destinam-se a formar profissionais para atender aos diversos setores da economia, abrangendo áreas especializadas, com duração média de três anos letivos. O candidato selecionado para um desses cursos terá acesso diretamente a ele e fará um único percurso curricular previamente traçado até a obtenção do diploma.
Os BI são outra modalidade de curso de graduação, com um mínimo de 2400 horas de aula ou seis semestres letivos, destinados à formação geral humanística, científica e artística, com currículos flexíveis e articulados, possibilitando também o aprofundamento num dado campo do conhecimento. Esses campos de conhecimento estão agrupados em quatro grandes áreas, desdobradas em áreas de concentração. O BI tem caráter terminal, podendo o Bacharel exercer determinadas funções de nível superior no mercado de trabalho ou prosseguir seus estudos superiores em outros cursos de Bacharelado, Licenciatura ou de formação profissional.
Ufba

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Perfil

Minha foto
Marcus Vinicius Cunha de Souza
Visualizar meu perfil completo

Postagem em destaque

"O Bom filho à casa torna"

Boa noite meus amigos! Depois de mais de seis meses voltei a postar neste blog. Os motivos foram dos mais diversos: casamento, filho, co...

Frases

Poesia do Dia

Total de visualizações

Imagem do Dia

Seguidores Facebook

Seguidores

Seguidores G+

Concursos

Colégio Modelo de Xiquexique. Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Colégio Modelo de Xiquexique -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -