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Posted by : Marcus Vinicius Cunha de Souza 18 de julho de 2014

Em uma perspectiva de educação inclusiva, o Ministério da Educação – MEC recomenda atenção aos espaços, ambientes e recursos dirigidos à especificidade de cada aluno, não à sua deficiência. O ministério explica que a acessibilidade dos materiais de ensino e o investimento no desenvolvimento profissional “criam condições que asseguram a participação dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação”.
Com o propósito de auxiliar os pais de alunos, educadores, gestores escolares e demais profissionais da área da Educação que buscam saber como trabalhar a inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e intelectuais, o Blog Educação pesquisou e listou diversos projetos, plataformas, cartilhas, vídeos, entre outros. Confira.
Projetos / Plataformas
Braille Virtual – Desenvolvido pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP, o Braille Virtual é um curso online aberto, público e gratuito que visa a disseminação e ensino desse sistema. A plataforma é voltada aos pais, crianças, professores e funcionários de escolas inclusivas.
Incluir Brincando – Com ênfase na inclusão de crianças com deficiências, o projeto, fruto da parceria entre a TV Cultura e a Sesame Workshop (Vila Sésamo), pretende fortalecer a consciência sobre o direito do brincar seguro e inclusivo, da diversidade e do estímulo aos hábitos saudáveis.
Libras – Dicionário online da Língua Brasileira de Sinais – Libras.
Libras Brincando  – Plataforma educativa com foco no desenvolvimento de habilidades de comunicação e expressão. É voltada ao ensino da Libras para crianças surdas e ouvintes.
ProDeaf – Conjunto de softwares de tradução de texto e voz em Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais – Libras para possibilitar a comunicação entre surdos e ouvintes.
Projeto Livro Falado – Tem como objetivo unir pessoas com deficiência visual e pessoas que não as têm por meio da literatura e do teatro. Disponibiliza um acervo repleto de livros para a audição de pessoas com essas condições. Entre os títulos do acervo estão obras de autores como Ziraldo, Ruth Rocha, Ana Maria Machado e Machado de Assis.
Projeto Participar – Ferramenta pedagógica elaborada pela Universidade de Brasília para auxiliar no processo de alfabetização de pessoas com deficiências intelectuais. O programa pode ser utilizado em escolas brasileiras que possuem programas de inclusão.
Cartilhas / Manuais
Acessibilidade nos municípios: como aplicar o Decreto 5.296/2004 – Apresenta um breve resumo do que estabelecem as Leis federais 10.048/2000 e 10.098/2000 quanto a acessibilidade, atendimento, capacitação e sinalização voltados ao público portador de deficiência.
Autismo: Guia prático – Confeccionado por jovens com autismo, o manual traz, entre outras, as definições do distúrbio, suas causas e como identificar uma criança autista.
Direito das pessoas com autismo – Elaborada pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo, em parceria com mães, pais e representantes de entidades ligadas ao Movimento Pró-Autista, a cartilha oferece orientações sobre o autismo e os direitos garantidos a esse público.
Libras em estudo – A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdosdisponibiliza a série de livros para download gratuito em seu site.
Manual de convivência – Pessoas com deficiência e mobilidade reduzida –Também do Instituto Mara Gabrilli, pretende esclarecer quanto aos tipos de deficiências e, dessa forma, contribuir para abolir preconceitos e receios ante ao relacionamento entre pessoas com e sem deficiência.
Orientações para pais e cuidadores de crianças com paralisia cerebral –Elaborada pelo Instituto Mara Gabrilli, a cartilha apresenta dicas para facilitar o dia a dia de pais e cuidadores de crianças com paralisia cerebral, bem como incentivar os pequenos para que consigam se tornar mais independentes.
Retratos do Autismo no Brasil – A pesquisa, apresentada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com a Associação de Amigos do Autista – AMA, mostra a realidade das instituições que acolhem e educam as pessoas com autismo e suas famílias. A proposta é que, a partir das informações do material, o governo possa propor e traçar linhas de ação na perspectiva da garantia de direitos humanos de todas as pessoas autistas.
Saberes e práticas da inclusão – Dificuldades acentuadas de aprendizagem  – Cartilha da Secretaria de Educação Especial do MEC que tem como objetivo orientar o professor sobre a inclusão de alunos, do nascimento aos seis anos de idade, com necessidades educacionais especiais, como síndromes e quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos.
Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial – Sugestão de recursos acessíveis e estratégias de ensino – O livro, da escola AHIMSA, apresenta metodologias para o ensino de crianças e jovens com surdocegueira.
Filmes / Documentários
Cuerdas – Vencedor do Goya de 2014 na categoria melhor curta de animação, o filme espanhol conta uma história de amizade entre duas crianças, sob a perspectiva da educação inclusiva.
Todos com Todos – O documentário da Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência de São Paulo fala sobre a educação inclusiva por meio de depoimentos e situações cotidianas envolvendo educadores, alunos portadores de necessidades especiais e famílias.
Projeto de Lei
Projeto de lei 909/2011, em análise na Câmara dos Deputados, estabelece preceitos para o aperfeiçoamento da política educacional brasileira dos sistemas públicos de ensino, com foco na promoção do sucesso escolar de alunos com distúrbios, transtornos ou dificuldades de aprendizagem. Entre as ações propostas pelo projeto de lei estão a formação de professores especializados e o desenvolvimento de métodos específicos para a aprendizagem do aluno.
 Luana Chrispim/ Blog Educação 

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