Notícias do Colégio, Concursos e Vestibulares. Sejam todos bem vindos!

Posted by : Marcus Vinicius Cunha de Souza 15 de julho de 2014

Para auxiliar os alunos da rede estadual na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 8 e 9 de novembro, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia disponibiliza, no Ambiente Educacional Web, no Portal da Educação, uma série de conteúdos digitais educacionais. São 3.086 mídias, entre vídeos, imagens, áudios, textos, planilhas e sequências didáticas para utilização gratuita por alunos e professores.
Todo o material didático é elaborado de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais e possui licença livre. “Nós elaboramos o conteúdo com base na matriz curricular e, a cada tema proposto, realizamos pesquisas em outros repositórios ou construímos o material por conta própria, de modo que atenda às necessidades da temática trabalhada”, explica o professor de química, Ródnei Souza, um dos responsáveis pela elaboração dos conteúdos disponibilizados no portal. “Além dos conteúdos, os estudantes que estão se preparando para o Enem encontram provas anteriores do exame”.

Novas tecnologias
Trata-se de um ambiente pedagógico multidisciplinar criado para que estudantes e professores possam acessar, compartilhar e construir conhecimentos por meio das novas tecnologias da informação e da comunicação. O espaço reúne ainda ambientes de apoio com jogos, plataformas e softwares educacionais, o blog do Professor Web com dicas e conteúdos, além dos programas educacionais desenvolvidos pela TV Anísio Teixeira e acesso à rede social Espaço Aberto, ambiente de comunicação, interação e colaboração entre professores da rede estadual na Bahia. A rede Espaço Aberto já está com mais de mil professores cadastrados.

O conteúdo disponível pode ser acessado facilmente por qualquer usuário. Já no momento da busca, o internauta escolhe as especificidades do conteúdo que pretende encontrar. No caso dos estudantes que estão se preparando para o Enem, por exemplo, basta inserir a palavra 'Enem' no campo de busca para acessar diversos materiais. “Essa busca pode ser ainda mais específica, pois o usuário decide se deseja acessar um vídeo, animação ou documento”, explica Ródnei.

Regionalização
De acordo com o professor de matemática, Samuel Oliveira, um dos diferenciais do material produzido e catalogado pela equipe da Rede Anísio Teixeira é a regionalização do conteúdo. “Todos os objetos são filtrados para atender as especificidades dos professores da nossa região. Além disso, eles são acompanhados de um guia pedagógico que auxilia na utilização do conteúdo. Essas características diferenciam o nosso repositório dos outros e fazem o nosso ambiente ser reconhecido nacionalmente”, afirma o professor. Segundo ele, a maior parte dos conteúdos pode ser baixada para utilização também off-line.

SEC

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Perfil

Minha foto
Marcus Vinicius Cunha de Souza
Visualizar meu perfil completo

Postagem em destaque

"O Bom filho à casa torna"

Boa noite meus amigos! Depois de mais de seis meses voltei a postar neste blog. Os motivos foram dos mais diversos: casamento, filho, co...

Frases

Poesia do Dia

Total de visualizações

Imagem do Dia

Seguidores Facebook

Seguidores

Seguidores G+

Concursos

Colégio Modelo de Xiquexique. Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Colégio Modelo de Xiquexique -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -