Notícias do Colégio, Concursos e Vestibulares. Sejam todos bem vindos!

Posted by : Marcus Vinicius Cunha de Souza 5 de junho de 2014

A edição do segundo semestre do Programa Universidade para Todos (Prouni), que abrirá inscrições na próxima segunda-feira (9), terá uma oferta de 115.101 bolsas, anunciou o Ministério da Educação na tarde desta quinta-feira (5). Em entrevista coletiva, o ministro da Educação, Henrique Paim afirmou que o número de bolsas é 28% maior do que na edição do meio do ano de 2013, quando 90.045 bolsas foram oferecidas. Do total da oferta neste ano, 73.601 são integrais e 41.500, parciais.
"Tivemos um crescimento expressivo no número de vagas, 28% de crescimento de oferta de vagas, com destaque para o crescimento nas bolsas integrais. Portanto, há uma
qualificação das ofertas por parte dessas instituições", afirmou ele. Segundo Paim, a oferta está "muito sintonizada com as necessidades que o país tem na área tecnológica".
O curso com maior oferta de bolsa é o de administração (13.168), seguido pelo direito (7.887) e a pedagogia (7.725). O curso de engenharia civil, considerado estratégico pelo governo federal, está em sexto lugar, com 3.651 ofertas de bolsa.
"O país está vivendo um boom de investimentos na área de engenharia e construção. Temos vários investimentos nessa área, como o programa Minha Casa, Minha Vida, então existe uma demanda em relação à engenharia civil", disse o ministro Henrique Paim.
No total, considerando todos os cursos de engenharia, foram ofertadas 12.362 bolsas, um crescimento, segundo o Ministério da Educação, de 93% em relação ao ano passado, quando foram oferecidas 6.401 bolsas.De acordo com Paim, esse aumento das ofertas está de acordo com a maior quantidade de oportunidade de emprego nessa área, em comparação com outros setores.
Como participar
Para se inscrever, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 e ter concluído o ensino médio integral ou parcialmente na rede pública, ou integral ou parcialmente na rede privada, desde que tenha recebido bolsa de estudos integral. A participação é vedada a quem já tem um diploma de curso superior.
A inscrição deve ser feita no site do Prouni entre a segunda-feira (9) e as 23h59 da próxima quarta-feira (11).

Também se encaixam nos requisitos do Prouni os estudantes com deficiência e os professores da rede pública que atuem na educação básica.

O Prouni tem duas modalidades de bolsa: a bolsa integral é indicada aos estudantes com renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Os estudantes com renda familiar bruta mensal per capita de até 3 salários mínimos podem concorrer às bolsas parciais de estudo.

Cronograma
A primeira chamada do Prouni do segundo semestre será divulgada no dia 15 de junho, e os candidatos aprovados terão entre os dias 16 e 24 de junho para entregar, na própria instituição de ensino, os documentos que comprovem a renda familiar, para efetuar sua matrícula. A segunda chamada pelo sistema será divulgada em 4 de julho, e a matrícula deverá ser feita entre os dias 4 e 11 de julho.




 G1

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Perfil

Minha foto
Marcus Vinicius Cunha de Souza
Visualizar meu perfil completo

Postagem em destaque

"O Bom filho à casa torna"

Boa noite meus amigos! Depois de mais de seis meses voltei a postar neste blog. Os motivos foram dos mais diversos: casamento, filho, co...

Frases

Poesia do Dia

Total de visualizações

Imagem do Dia

Seguidores Facebook

Seguidores

Seguidores G+

Concursos

Colégio Modelo de Xiquexique. Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Colégio Modelo de Xiquexique -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -