Notícias do Colégio, Concursos e Vestibulares. Sejam todos bem vindos!

Posted by : Marcus Vinicius Cunha de Souza 5 de fevereiro de 2013

É a Rússia, maior país do mundo em extensão longitudinal. Ao todo, 11 fusos horários e mais de 10 mil quilômetros separam a região oeste do extremo leste. Assim, quando é meio-dia na capital, Moscou, já são 9 horas da noite nas cidades do extremo leste (há um pequeno território no mar Báltico que não se comunica com o restante do país, cujos relógios são 1 hora atrasados em relação aos da capital).
Em 2º lugar vêm os EUA, com 9 fusos – incluem-se aí o Havaí, outras ilhas do Pacífico e o Alasca. O Canadá é terceirão, com 6 horários diferentes.
Se fosse levada em conta apenas a área do território, a China deveria vir em seguida, com 5 fusos. Ocorre que o governo obriga todos os relógios do país a ser ajustados em um único horário: o da capital, Pequim. Isso pode ser bom para os negócios, mas é ruim para os habitantes da região oeste, que na maior parte do ano só vêem o Sol nascer às 9 da manhã. Pior ainda para quem cruzar a fronteira com o Afeganistão ao meio-dia: terá de voltar os ponteiros do relógio para as 8h30.
Esse é apenas um dos vários casos de desobediência à Conferência Internacional dos Meridianos, que em 1884 dividiu o mundo em 24 faixas de tempo. Micronações do Pacífico Sul, por exemplo, brigam entre si sobre quem comemora primeiro o Ano-Novo. O minúsculo arquipélago de Kiribati chegou a deslocar, sem consultar ninguém, a linha internacional do fuso e ganhou no grito o direito de ser o primeiro território habitado do planeta a virar o milênio. Segundo John Tiltman, do Observatório Real de Greenwich, na Inglaterra, que zela pelo padrão de tempo universal, “não há lei que impeça os países de adotar o horário que melhor lhe convier”.

Superinteressante

{ 2 comentários... read them below or Comment }

  1. Quem escreveu a matéria se esqueceu do Brasil.
    Para colaborar, já que este Blog é lido por alguns estudantes vou informar sobre os

    Fusos horários brasileiros:

    Em 24 de abril de 2008,a Lei nº 11.662 reduziu a quantidade de fusos horários no Brasil para três, são eles:

    1- Arquipélago de Fernando de Noronha e a Ilha de Trindade;
    2-(Horário de Brasília): Regiões Sul, Sudeste, Nordeste, os estados de Goiás, Tocantins, Pará e Amapá e o Distrito Federal
    3-Estados de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, do Amazonas, de Rondônia, de Roraima e do Acre.

    Eram 4 fuso-horários que existiam antes dessa lei o acre (sem o Amazonas) (2 horas a menos que em brasília).

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, grato pela complementação da matéria. Acredito que não falaram do Brasil, pois o objetivo era dizer quem tinha mais fusos. No entanto, foram de grande valia essas informações.

    ResponderExcluir

Perfil

Minha foto
Marcus Vinicius Cunha de Souza
Visualizar meu perfil completo

Postagem em destaque

"O Bom filho à casa torna"

Boa noite meus amigos! Depois de mais de seis meses voltei a postar neste blog. Os motivos foram dos mais diversos: casamento, filho, co...

Frases

Poesia do Dia

Total de visualizações

Imagem do Dia

Seguidores Facebook

Seguidores

Seguidores G+

Concursos

Colégio Modelo de Xiquexique. Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Colégio Modelo de Xiquexique -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -