Notícias do Colégio, Concursos e Vestibulares. Sejam todos bem vindos!

Posted by : Marcus Vinicius Cunha de Souza 8 de janeiro de 2013

Após cursar quatro semestres de Comunicação na Ufba, a estudante Yna Manuela Cardoso,  20 anos, descobriu que aquela não era a sua vocação. Ontem, ela foi no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e se inscreveu para disputar uma vaga em Direito. Como ela, 627 mil candidatos de todo o Brasil correram para se inscrever no processo seletivo nas primeiras 16 horas de inscrições abertas.
Pelo Sisu, o estudante utiliza apenas a nota obtida no Enem para concorrer a uma das 129 mil vagas disponíveis no país. Na Bahia, são 5.496 vagas, divididas em seis instituições: IF Baiano, Ifba, Uneb, Uesc, Uesb e UFRB. A Universidade Estadual da Bahia (Uneb), por exemplo, está oferecendo 984 vagas distribuídas entre 92 opções de cursos nos 24 campis da universidade.
Desse total, a instituição reserva 350 oportunidades para candidatos negros vindos da rede pública de ensino e 94 para indígenas em caráter de sobrevagas, de acordo com o edital do processo seletivo.
Quem oferece mais vagas pelo Sisu na Bahia é a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), que está ofertando 1.676 vagas. Dentre elas, as de cursos concorridos como Medicina e Engenharia Civil (ambas em Ilhéus). Já a  Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) tem 607 vagas, com destaque para os cursos de Direito, Administração e Odontologia. A Universidade Federal do Recôncavo oferece 1.310 vagas.   
No quadro abaixo você pode conferir os cursos mais concorridos de cada uma das instituições. As informações são baseadas em vestibulares e processos seletivos passados, já que o Ministério da Educação (MEC) não divulgou a concorrência preliminar do Sisu.
Segundo o MEC, até o meio-dia de ontem, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) registrava o maior número de inscritos. Logo atrás estava a Universidade Federal do Ceará (UFCE) e a Universidade Federal Fluminense. Já entre os institutos federais, o ranking era liderado pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), seguido pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE)e pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).
Às 14h35, horário do último boletim divulgado pelo ministério, a cidade do Rio de Janeiro registrava o maior número de inscritos: 23.669 estudantes. Fortaleza aparecia em segundo lugar, com 14.418 inscritos. Em seguida, vinham São Paulo (12.109), Teresina (7.112) e Maceió (5.707). Não foi divulgada a posição no ranking de nenhuma cidade baiana. Entre as regiões do país, Sudeste e Nordeste lideravam. No Sudeste, 143.581 pessoas já se inscreveram no Sisu. O Nordeste registrou 115.238. O Sul aparece em terceiro, com 31.836, seguido do Centro-Oeste (27.230) e do Norte (18.067).
Inscrições
Os candidatos podem efetuar as inscrições, que são gratuitas, até as 22h59 (23h59, pelo horário de Brasília) da próxima sexta-feira, dia 11, exclusivamente pelo site do Sisu: sisu.mec.gov.br. No momento em que o candidato insere seu número de inscrição e sua senha do Enem 2012, o Sisu recupera, automaticamente, as notas obtidas no exame. Caso o estudante tenha esquecido esses dados, é possível recuperá-los através do endereço sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem. Concorrem às vagas os estudantes que participaram do Enem em 2012 e obtiveram nota na redação acima de zero.
O estudante pode se inscrever em até duas opções de vaga e deve especificar a ordem de preferência, o local de oferta, o curso e o turno. O resultado da primeira chamada será no dia 14 de janeiro de 2013. A segunda chamada será no dia 25 de janeiro. As matrículas serão efetuadas nas instituições nos dias 18, 21 e 22 de janeiro para a primeira chamada e 1º, 4 e 5 de fevereiro para a segunda.

O estudante poderá consultar o resultado das chamadas no site do Sisu. No caso de notas idênticas, o desempate entre os estudantes será efetuado conforme os resultados obtidos nas provas, na seguinte ordem de critérios: redação; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias.
Inscrições começam em meio a disputas judiciais
O Sisu abriu inscrições em meio a disputas judiciais em relação ao Enem. Enquanto o MEC prevê a disponibilização do espelho da redação apenas para 6 de fevereiro, pelo menos 40 estudantes insatisfeitos com suas notas entraram com ações para ter acesso antes do fim da primeira rodada de inscrições. Para eles, as pontuações atribuídas não obedeceram aos critérios de correção previstos no edital do exame.
No Rio, a Justiça Federal concedeu três liminares favoráveis a candidatos no fim de semana. Já são 12 estudantes cariocas que ganharam direito a acesso prévio à correção. No entanto, o advogado Diogo A. Rezende de Almeida diz que o MEC não cumpriu as determinações judiciais nem recorreu. “Entramos com petições, e os juízes de plantão iam determinar intimação da AGU pessoalmente para demonstrar o cumprimento da decisão”, disse.

Correio

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Perfil

Minha foto
Marcus Vinicius Cunha de Souza
Visualizar meu perfil completo

Postagem em destaque

"O Bom filho à casa torna"

Boa noite meus amigos! Depois de mais de seis meses voltei a postar neste blog. Os motivos foram dos mais diversos: casamento, filho, co...

Frases

Poesia do Dia

Total de visualizações

Imagem do Dia

Seguidores Facebook

Seguidores

Seguidores G+

Concursos

Colégio Modelo de Xiquexique. Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Colégio Modelo de Xiquexique -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -