Notícias do Colégio, Concursos e Vestibulares. Sejam todos bem vindos!

Posted by : Marcus Vinicius Cunha de Souza 8 de janeiro de 2013

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia inicia nesta quarta-feira (9), as inscrições para os cursos técnicos de nível médio de Educação Profissional na rede pública estadual em 2013. Serão oferecidas 11.040 vagas para os 61 centros territoriais e estaduais de Educação Profissional na capital e interior, o que representa um aumento de 48,7% no número de vagas em relação à última oferta de 2012.
Além da ampliação do número de vagas, este ano os estudantes interessados também vão dispor de mais dois novos cursos, o de técnico em farmácia e técnico em cuidados de idosos. As vagas são para o primeiro e segundo semestres deste ano. Os sorteios serão realizados no dia 5 de fevereiro, no Instituto Anísio Teixeira
As inscrições ficarão abertas até o dia 23 de janeiro e somente poderão ser feitas no Portal da Educação e no blog da Educação Profissional. Podem se inscrever estudantes domiciliados na Bahia que já concluíram o ensino médio na rede pública de ensino, jovens e trabalhadores que querem voltar a estudar e fazer um curso técnico de nível médio.
Qualificação profissional 
Esta é mais uma etapa da política pública de Educação Profissional da Bahia que visa à formação e qualificação profissional de jovens e trabalhadores para que atendam e se beneficiem do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado.

Nos últimos cinco anos, o Estado ampliou em mais de 1.400% a oferta de vagas de cursos técnicos de nível médio, pulando de 4.016 matriculados, em 2006, para mais de 60 mil no segundo semestre de 2012. A meta é chegar a 84 mil pessoas matriculadas em Educação Profissional na Bahia até 2014.

As vagas oferecidas abrangem 12 eixos tecnológicos em 51 cursos de centros territoriais e estaduais de Educação Profissional de Salvador e municípios do interior do estado e são disponibilizadas, entre outros, nos cursos de administração, agroindústria, agroecologia, arte dramática, biotecnologia, cuidados de idosos, desenho em construção civil, eletrotécnica, edificações e logística.

Também podem ser pleiteadas pelos interessados vagas nos cursos de comércio, cooperativismo, informática, enfermagem, eletrotécnica, farmácia, meio ambiente. mecânica, manutenção automotiva, nutrição e dietética, programação de jogos digitais, petroquímica, petróleo e gás, produção de moda, secretariado, serviços públicos e segurança do trabalho.
Inscrição, sorteio eletrônico e matrícula 

Para se inscrever, o candidato, ao acessar o portal, a página de inscrição, deve informar o número do CPF e fazer apenas uma opção de curso, indicando qual o município, o Centro Territorial e/ou Centro Estadual de Educação Profissional que quer estudar. Também deve apontar o turno de sua preferência e optar entre o primeiro e o segundo semestres de 2013.

As vagas serão distribuídas por sorteio eletrônico - uma forma democrática de acesso à Educação Profissional na Bahia por garantir igualdade de oportunidade a todos – a ser realizado no dia 5 de fevereiro, às 15 horas, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Paralela, em Salvador.

O sorteio será transmitido por videoconferência e acompanhado por órgãos como o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, além de professores, e será aberto para acompanhamento de estudantes, pais e interessados. Não haverá sorteio para os cursos cuja demanda de candidatos seja inferior ao número de vagas oferecidas.

A matrícula para os contemplados ocorrerá nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2013. Todos os candidatos inscritos serão sorteados e classificados, mas só serão convocados para matrícula, aqueles classificados de acordo com o número de vagas disponibilizadas para cada centro e unidade.

Os candidatos contemplados para os cursos no eixo tecnológico produção cultural e design, oferecidos pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, passarão por um teste de habilidade específica.

O teste, de caráter eliminatório, será aplicado no próprio centro durante o período de matrícula e quem for aprovado efetivará a matrícula imediatamente após o teste. Os estudantes deverão se dirigir ao centro portando os documentos exigidos necessários para a matrícula. O início do período letivo está previsto para o dia 1º de abril deste ano.

Secom

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Perfil

Minha foto
Marcus Vinicius Cunha de Souza
Visualizar meu perfil completo

Postagem em destaque

"O Bom filho à casa torna"

Boa noite meus amigos! Depois de mais de seis meses voltei a postar neste blog. Os motivos foram dos mais diversos: casamento, filho, co...

Frases

Poesia do Dia

Total de visualizações

Imagem do Dia

Seguidores Facebook

Seguidores

Seguidores G+

Concursos

Colégio Modelo de Xiquexique. Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Colégio Modelo de Xiquexique -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -