Notícias do Colégio, Concursos e Vestibulares. Sejam todos bem vindos!

Posted by : Marcus Vinicius Cunha de Souza 24 de novembro de 2012

No primeiro ano em que a lei nº 12.711 vai exigir que pelo menos 12,5% das vagas em universidades federais sejam reservadas alunos da rede pública , o Sistema de Seleção Unificada vai ter que se readequar . O site pelo qual estudantes se candidatam a vagas no ensino superior público com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá novas etapas para quem optar por disputar as cotas.
Após a escolha do curso, o aluno terá que dizer se é cotista. Em caso negativo, o caminho segue o mesmo de anos anteriores, mas os alunos de escola pública que concorrem às vagas reservadas serão divididos em grupos e subgrupos e para isso terão que responder sobre renda familiar (mais ou menos de 1,5 salário mínimo) e cor.
Os estudantes ainda poderão até a data limite de inscrições para alterar suas opções de curso – o Sisu fica aberto por alguns dias aos interessados –, mas neste caso terão mais opções de escolha: podem desistir de disputar como cotista ou se candidatar às vagas reservadas apenas em um curso e no outro, não.
Pelas diretrizes já publicadas pelo Ministério da Educação para o Sisu do primeiro semestre de 2013, todos os estudantes disputam também pela concorrência geral, porém apenas quando todas as vagas do sistema de cotas forem preenchidas.
Caso não haja aprovados para preencher todas as vagas destinadas a algum dos subgrupos previstos, elas poderão ser oferecidas na lista de espera aos demais subgrupos, na seguinte ordem de prioridade: primeiro, aos que têm a mesma faixa de renda, depois, qualquer renda, priorizando os pretos, pardos e indígenas. Se, assim mesmo, o preenchimento de vagas não for realizado, as vagas são disponibilizadas aos demais candidatos.
Veja um exemplo, passo a passo, como se candidatar pelo sistema de cotas (clique para ampliar):

iG

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Perfil

Minha foto
Marcus Vinicius Cunha de Souza
Visualizar meu perfil completo

Postagem em destaque

"O Bom filho à casa torna"

Boa noite meus amigos! Depois de mais de seis meses voltei a postar neste blog. Os motivos foram dos mais diversos: casamento, filho, co...

Frases

Poesia do Dia

Total de visualizações

Imagem do Dia

Seguidores Facebook

Seguidores

Seguidores G+

Concursos

Colégio Modelo de Xiquexique. Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Colégio Modelo de Xiquexique -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -