Notícias do Colégio, Concursos e Vestibulares. Sejam todos bem vindos!

Posted by : Marcus Vinicius Cunha de Souza 15 de agosto de 2012

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abre inscrições para o processo seletivo de 27 cursos técnicos e 16 superiores até o dia 13 de setembro. Os cursos estão espalhados em 20 campus do estado da Bahia. O exame avaliativo está previsto para 2 de dezembro. Interessados podem realizar as inscrições via internet, pelo portal do instituto.
Além  do processo seletivo através de exame, metade dos candidatos são escolhidos a partir do Sistema de Seleção  Unificado (Sisu), esquema informatizado de seleção promovido pelo Ministério da Educação (MEC).
Cada sistema de seleção conta com 50% das vagas reservadas a afrodescendentes, indígenas, índios descendentes e outras etnias oriundos de escolas públicas.
Outros 5% das vagas obtidas por meio de avaliação são destinados às pessoas com necessidades educacionais especiais.
Isenção - A adoção de 50% das vagas destinada a cotistas no processo seletivo do IFBA ocorre desde 2006. Segundo a pró-reitora de ensino, Lívia Simões, a reserva segue a filosofia do instituto. "A política é trabalhar com a parcela da população que não teve acesso aos meios educacionais básicos de qualidade".
A taxa de inscrição é de R$ 55 para os cursos de nível superior e R$ 30 para os técnicos. Candidatos concluintes do ensino médio no sistema público tem o direito à isenção parcial da taxa,  o que significa desconto de 90% no valor. Neste caso, os pedidos de isenção e as inscrições podem ser feitos até o dia 31 de agosto no site do IFBA.
Após sinalizada a procedência escolar na inscrição online, e pagar o boleto com a isenção, o aluno deve levar os documentos necessários até o dia 3 de setembro no campus correspondente ao curso necessário.
Os documentos são a identidade, histórico escolar do ensino médio e fundamental e boleto bancário timbrado. Os cursos oferecidos e o  número de vagas podem ser vistos em editais disponíveis  na página do Processo Seletivo 2013 do instituto, em editais e manuais.
O calendário do processo seletivo, determinado desde o ano passado, está suscetível à alterações devido à suspensão das atividades por conta da greve nacional de docentes e servidores técnico-administrativos federais. Em nota pública, a reitoria afirma que a instituição garantirá  o direito de entrega de toda documentação para a isenção da taxa de inscrição.
Os cursos de ensino técnico são divididos em duas modalidades: integrada e subsequente. Nos integrados, o mínimo requisitado é o ensino fundamental concluído.
Dentre os cursos oferecidos, alguns estão inseridos no Programa Nacional de Integrção da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), voltados para adultos com disponibilidade no turno noturno.
A modalidade subsequente exige o ensino médio, baseando-se em dois anos de profissionalização.

A Tarde

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Perfil

Minha foto
Marcus Vinicius Cunha de Souza
Visualizar meu perfil completo

Postagem em destaque

"O Bom filho à casa torna"

Boa noite meus amigos! Depois de mais de seis meses voltei a postar neste blog. Os motivos foram dos mais diversos: casamento, filho, co...

Frases

Poesia do Dia

Total de visualizações

Imagem do Dia

Seguidores Facebook

Seguidores

Seguidores G+

Concursos

Colégio Modelo de Xiquexique. Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Colégio Modelo de Xiquexique -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -