Notícias do Colégio, Concursos e Vestibulares. Sejam todos bem vindos!

Posted by : Marcus Vinicius Cunha de Souza 28 de dezembro de 2011

O concurso para o INSS é um dos mais aguardados do ano porque oferece muitas vagas em todo o país e salários atrativos. São 1,5 mil para técnico do seguro social e 375 para médicos.

A remuneração para técnico chega a quase R$ 4.500 e é exigida a conclusão de curso de nível médio ou técnico equivalente. Já o perito médico receberá mais de R$ 9.000 e precisará ter graduação em medicina e registro no CRM.
Os candidatos aos cargos participarão de provas objetivas, e os médicos terão ainda prova de títulos, cujos critérios, forma de apresentação de documentos e pontuação estão detalhados no edital.
Com provas previstas para o dia 12 de fevereiro, é preciso muita organização para aproveitar as semanas que restam. Já havíamos sugerido anteriormente que os candidatos iniciassem os estudos antes da publicação do edital. Quem seguiu o conselho terá apenas de fazer alguns ajustes –das 7 disciplinas que serão cobradas, 6 já faziam parte da programação. Quem preferiu aguardar as informações do edital tem à frente uma empreitada mais árdua.

Festas de fim de ano
O período de festas de fim de ano não é dos mais propícios para o estudo, mas se você está mesmo determinado a conquistar uma das vagas, precisa abrir mão das comemorações atuais para ter o que comemorar após o concurso. É um sacrifício válido e repetido a cada ano por muitos candidatos.
 
Disciplinas
 
Uma providência que costuma ser útil é preparar o calendário com os dias até a prova e ali distribuir o que será estudado a cada período. Isso ajuda a dar um sentido de urgência e evita que o candidato deixe o tempo passar sem proveito.

Para os técnicos, as disciplinas cobradas são português, direito constitucional (apenas noções), direito administrativo (Regime Jurídico Único fica incluído aí), informática, raciocínio lógico (com alguns pontos de matemática) e ética, como conhecimentos gerais. O direito previdenciário e a legislação correlata fazem parte dos conhecimentos específicos. Exceto a parte específica, todas as outras matérias costumam ser cobradas em outros concursos e isso deve ser uma motivação a mais para os candidatos: o objetivo atual é o concurso para o INSS, mas o investimento poderá ser aproveitado também em oportunidades futuras.

Vale lembrar que o tempo dedicado a cada matéria não precisa nem deve ser igual. É preciso priorizar os conteúdos nos quais o candidato tem menos conhecimento e ficar atento às disciplinas que terão mais importância na prova. No caso do INSS, serão cobradas mais questões na parte dos conhecimentos específicos e, por isso, pode ser mais produtivo escolher o melhor horário do dia para o estudo dessas matérias. No mínimo, o candidato precisará acertar 30% das questões referentes aos conhecimentos gerais (serão 20 questões para os técnicos e 30 para os médicos), 30% dos conhecimentos específicos (40 para os técnicos e 50 para os médicos) e 40% do total das provas. Quem não conseguir será eliminado do concurso.

A resolução de provas anteriores da banca examinadora Fundação Carlos Chagas é muito importante e não será difícil encontrar questões de outros concursos, em especial das disciplinas comuns. Atenção apenas aos itens cobrados no edital, para não perder tempo com questões que não fazem parte do que será cobrado nesse concurso.

Quanto ao direito previdenciário, é preciso cuidado com gabaritos antigos, uma vez que a legislação pode ter sofrido modificações que venham a alterar as respostas. O site da FCC disponibiliza provas de concursos anteriores e há também sites gratuitos e pagos, especializados no assunto.

* Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Perfil

Minha foto
Marcus Vinicius Cunha de Souza
Visualizar meu perfil completo

Postagem em destaque

"O Bom filho à casa torna"

Boa noite meus amigos! Depois de mais de seis meses voltei a postar neste blog. Os motivos foram dos mais diversos: casamento, filho, co...

Frases

Poesia do Dia

Total de visualizações

Imagem do Dia

Seguidores Facebook

Seguidores

Seguidores G+

Concursos

Colégio Modelo de Xiquexique. Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Colégio Modelo de Xiquexique -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -