Notícias do Colégio, Concursos e Vestibulares. Sejam todos bem vindos!

Posted by : Marcus Vinicius Cunha de Souza 11 de dezembro de 2011

A estudante Itana Quiara, 19 anos, acordou cedo na manhã deste domingo (11) para prestar o primeiro dia de provas do Vestibular UNEB 2012. Concorrente ao curso de medicina, a discente esbanjou confiança: “Vou passar! Com fé em Deus!”.
Nem a grande procura pelo curso, com mais de nove mil inscritos e concorrência de 215 candidatos por vaga (entrada no 1° semestre), tirou a segurança da jovem: “Dormi bem a noite passada. Tomei um café da manhã reforçado e, acima de tudo, vim preparada”.
itana

Itana está entre os 486 candidatos que estão realizando os exames no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes (CEFCM), em Salvador, que registrou índice de abstenção neste primeiro dia de 17,5% (85 ausentes).
A UNEB aplicou as provas em outros 34 estabelecimentos de ensino da capital e 64 do interior do estado, com índice de abstenção total de 16,7% (8.777 ausentes). O percentual ficou dentro da média das últimas edições do vestibular. De acordo com as coordenações locais do certame, o cenário foi de tranquilidade, organização e segurança.
“Aqui no CEFCM contamos com uma equipe de 27 profissionais, e as atividades estão transcorrendo de forma positiva. Não houve nem atrasados. Apenas um candidato foi eliminado por ter se apresentado sem documento de identificação”, lamentou Iza Angélica Carvalho, coordenadora do Vestibular 2012 no colégio, localizado no bairro do Cabula.
izaHoje foram aplicadas as provas de língua portuguesa (incluindo literatura brasileira), língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) e ciências humanas (história, geografia e atualidades), além de redação, com duração máxima de 4h30. Os primeiros candidatos só puderam deixar os estabelecimentos três horas e meia após o início dos exames.

Por questão de segurança, os gabaritos serão divulgados na quarta-feira (14). O resultado do Vestibular 2012 deve ser conhecido a partir do dia 30 de janeiro.

Reitor visita locais de prova

O reitor Lourisvaldo Valentim visitou alguns locais de prova na capital nesta manhã, acompanhado pelo assessor de Comunicação (Ascom), Toni Vasconcelos.
Nos colégios estaduais Raphael Serravalle, na Pituba, e Manoel Devoto, no Rio Vermelho, Valentim percorreu algumas salas de aula desejando boa sorte aos candidatos.
Os dois estabelecimentos de ensino somam mais de 1,6 mil candidatos. “Aqui, 80% a 90% são concorrentes ao curso de medicina”, salientou Carlos Nei Franca, coordenador no Manoel Devoto.
Valentim lembrou que foram investidos nessa nova graduação mais de R$ 3 milhões somente em laboratórios.
300x200_vestibular22
“A UNEB era a única universidade estadual baiana que não contava com um curso de medicina. Não estamos medindo esforços para oferecer uma graduação de alto nível”, disse o reitor, antecipando que os graduandos farão a residência médica no Hospital Geral Roberto Santos.
“Em uma parceria com a Sesab (Secretária estadual da Saúde), ficou acertado que nós teremos um andar inteiro do hospital à disposição do curso”, completou o gestor.
Sobre as novidades para o próximo vestibular, Toni Vasconcelos antecipou que o reitor deve anunciá-las em uma entrevista coletiva prevista para janeiro de 2012.
“A administração da universidade e a comunidade acadêmica estão tomando decisões nestes meses que certamente vão revolucionar o ensino público superior, especialmente na área de saúde no interior do estado”, disse o assessor.

Matemática e ciências da natureza

carlos_neryAmanhã (12), serão aplicados os exames de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia), com duração máxima de 4h, conforme destaca o edital de convocação.

Os candidatos devem comparecer aos estabelecimentos munidos novamente de documento de identificação original (o mesmo utilizado na realização da inscrição), contendo impressão digital, fotografia recente e bom estado de conservação, ou carteira de habilitação (desde que esteja dentro do período de validade). É proibido o uso de telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos.

A UNEB oferece neste vestibular 4.006 vagas, distribuídas em cerca de 100 opções de cursos presenciais de graduação, em 24 cidades.

Mais de 52 mil candidatos se inscreveram para o certame, volume que mantém a universidade na liderança entre as universidades públicas da Bahia.

Entre os cursos mais concorridos em Salvador estão medicina (215 candidatos por vaga, com entrada no 1° semestre; e 106 candidatos por vaga, com entrada no 2° semestre), direito (68), nutrição (66/1° semestre) e engenharia de produção civil (58).

Já no interior, a procura maior foi pelos cursos de direito oferecidos nos campi de Juazeiro (38 candidatos por vaga), Jacobina (21), Paulo Afonso (21) e Valença (21).

Mais informações podem ser obtidas no manual do candidato. A WebTV.UNEB produziu vídeos com dicas para provas, que podem ser acessados no site do Vestibular 2012.

UNEB

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Perfil

Minha foto
Marcus Vinicius Cunha de Souza
Visualizar meu perfil completo

Postagem em destaque

"O Bom filho à casa torna"

Boa noite meus amigos! Depois de mais de seis meses voltei a postar neste blog. Os motivos foram dos mais diversos: casamento, filho, co...

Frases

Poesia do Dia

Total de visualizações

Imagem do Dia

Seguidores Facebook

Seguidores

Seguidores G+

Concursos

Colégio Modelo de Xiquexique. Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Colégio Modelo de Xiquexique -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -