Notícias do Colégio, Concursos e Vestibulares. Sejam todos bem vindos!

Posted by : Marcus Vinicius Cunha de Souza 1 de abril de 2011

Matemática
Carlos André, professor de matemática do Complexo Educacional Damásio de Jesus, diz que com relação ao edital do concurso cancelado o conteúdo programático mudou bastante, passando a abranger outros tópicos não explorados anteriormente, como geometria e itens de matemática financeira.

Ele afirma que o Cespe costuma dar prioridade aos seguintes tópicos: problemas envolvendo máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum, parte de divisão e razão proporcional direta, inversa e composta, regra de três simples, juros simples e compostos. Já em geometria plana os conceitos normalmente mais abordados são as principais figuras planas e volume do paralelepípedo e do cubo.

“As antigas bancas que faziam os concursos dos Correios cobravam as disciplinas de forma mais direta e objetiva. Já o Cespe costuma exigir um pouco mais de interpretação nas questões e isso demanda um pouco mais de atenção do candidato. Por isso, ele deve treinar as questões anteriores para se habituar com a maneira como são cobradas", diz.
 
Informática
Roberto Andrade, professor de informática do Centro de Estudos da Língua Portuguesa (Celp), alerta que os tópicos do conteúdo programático apenas citam os softwares e conceitos que serão cobrados, mas não especificam o que será exigido em cada software, obrigando o candidato a realizar um estudo bem amplo de cada assunto. Ele diz que devem ser observadas as “pegadinhas” e o jogo de palavras (somente, todas, obrigatoriamente, pode, permite etc), bem como a terminologia técnica e as siglas sempre presentes nas questões, tais como Wi-Fi, ADSL, PLC, CISC, FTP. “O Cespe é uma banca examinadora antenada com as novidades tecnológicas”, diz.

Ele afirma que os assuntos mais sobrados serão internet/redes (www, correio eletrônico, e-mail e webmail, protocolos de aplicação (HTTP, HTTPS, SMTP, POP, IMAP, FTP), browser, Firewall (Proxy) e as novidades da Web 2.0 (armazenamento e ferramentas online); sistema operacional (Windows e conceitos básicos de hardware, manipulação de arquivos (copiar, colar, recortar, fechar e suas teclas de atalho), extensão dos arquivos (.pptx, .docx, .xlsx), painel de controle, memórias principais (ROM e RAM) e secundárias (CD, DVD, Bluray, HD), componentes do computador (modem, placa de rede, vídeo) e periféricos (impressora, teclado, scanner); suíte Office – Word, Excel e Powerpoint (edição e formatação de texto, salvar arquivos, fórmulas e funções do Excel) e produção e exibição de slides.

Ele recomenda que o candidato estude a parte teórica básica de um tema, depois pratique o maior número de questões para que as dúvidas apareçam e os estudos sejam aprofundados. “O candidato deve começar pelos temas mais difíceis e que desagradam, pois quando ficar cansado terão sobrado apenas os temas mais fáceis, e só deve passar para outro tema depois de esgotar todas as possibilidades”, indica.

Português
Carlos Calil, professor de português do Curso Robortella, diz que o Cespe/UNB tem tradição em alguns tópicos de português e, por isso, há questões que sempre apresentam em suas provas.
Calil recomenda estudar o emprego de pronomes, os tempos e os modos verbais e seu reconhecimento e, principalmente o emprego das conjunções, além de concordância verbal e nominal e crase - nesse último caso se atentando a regras de regência verbal, de pronomes demonstrativos, substantivos femininos e masculinos e nomes de lugares.

De acordo com ele, a preferência da banca examinadora é por textos dissertativos, versando sobre tema da atualidade e, de preferência, ligados a assuntos pertinentes ao concurso, predominando a linguagem denotativa (própria) e a conotativa (figurada). Por isso, pede-se que o candidato identifique as palavras-chaves (palavras principais) dentro de um texto, dividindo-o em parágrafos.

De acordo com ele, o candidato deverá ficar atento às questões que envolvem a morfologia e sintaxe como coordenação, subordinação, concordância e regência.


G1 Concursos

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Perfil

Minha foto
Marcus Vinicius Cunha de Souza
Visualizar meu perfil completo

Postagem em destaque

"O Bom filho à casa torna"

Boa noite meus amigos! Depois de mais de seis meses voltei a postar neste blog. Os motivos foram dos mais diversos: casamento, filho, co...

Frases

Poesia do Dia

Total de visualizações

Imagem do Dia

Seguidores Facebook

Seguidores

Seguidores G+

Concursos

Colégio Modelo de Xiquexique. Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Colégio Modelo de Xiquexique -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -