Notícias do Colégio, Concursos e Vestibulares. Sejam todos bem vindos!

Posted by : Marcus Vinicius Cunha de Souza 1 de fevereiro de 2011

Professores que até o último mês de dezembro trabalhavam no setor de Ensino à Distância da FTC divulgaram no início da noite desta quinta-feira (20) uma carta aberta à sociedade baiana em que apontam uma série de irregularidades trabalhistas as quais a instituição pratica. O documento é assinado em sua maioria por professores do curso de História, mas representa um universo de pelo menos 60 tutores que ensinavam nos cursos de História, Geografia, Biologia, Letras, Pedagogia e Matemática.

De acordo com o texto, todos foram demitidos no início do mês passado sem pagamento de nenhum direito trabalhista – aviso prévio, 13º salário, 1/3 de férias, e multa de 40% do recolhimento do FGTS -, além de sofrerem calote dos meses de outubro e novembro, normalmente trabalhados e nunca quitados. Além disto, é praxe na empresa jamais depositar o FGTS nas contas dos trabalhadores na Caixa Econômica Federal, de forma que nenhum professor sacado da FTC jamais teve nenhum tipo de proteção financeira para a fase pós-demissão.

Os professores alegam também que outros inúmeros colegas que já deixaram a instituição anteriormente e que obtiveram ganho de causa na Justiça do Trabalho também nunca receberam o que lhes é obrigatoriamente devido. Para, eles, a atitude denota “o descaso e o escárnio desta instituição para com seus docentes, discentes, leis trabalhistas e com a educação”. A carta foi escrita para ser replicada em redes sociais em busca, argumentam os mestres, de esclarecer a sociedade quanto à propaganda que a FTC faz da instituição e não demonstra na prática diante dos próprios funcionários.

“Na qualidade de educadores que vêm contribuindo no processo de construção de uma Educação de qualidade resolvemos expor nossa indignação com este tratamento vergonhoso engendrado na contramão dos direitos trabalhistas e convidar aqueles que concordam com a nossa interpretação, a se posicionarem publicamente sobre este assunto, uma vez que a FTC mantem-se no mercado propagandeando-se como faculdade de referência sempre conservando a qualidade, aspectos que não condizem com a falta de ética de sua prática”, defende a carta.

A onda de demissões teve início no último dia 1º de dezembro, o que instaurou um clima de pânico generalizado entre os trabalhadores do sistema FTC-EaD que já vinha sendo alimentado havia mais de um mês devido à falta de pagamento e especulações que vinham do Ministério da Educação. Não coincidentemente, o órgão, dois dias depois, suspendeu os cursos da empresa, que não poderia mais fazer vestibulares e nem solicitar ou acatar transferências. Segundo comunicado oficial do MEC, a FTC não atendeu a critérios técnicos. A assessoria de imprensa da FTC não foi encontrada para comentar o teor da carta e emitir declaração oficial sobre a manifestação.

{ 5 comentários... read them below or Comment }

  1. POis é! Estamos demitidos e desastidos, no entanto resolvemos nos unir e lançar nosso grito contra o desrespeito e os desmandos dessa instituição.

    ResponderExcluir
  2. É necessário salientar que, embora tenha ocorrido uma concentração de demissões em dezembro/2010, o desrespeito da FTC com os direitos dos trabalhadores vem de longa data. Não recolhem INSS de todos os funcionários, as contas de FGTS estão zeradas e, corriqueiramente, os salários eram pagos com atraso. Fui demitida em março/2010 e nada de FGTS, multa rescisória, seguro desemprego. Acrescente-se a isso o fato de passarmos por constrangimentos morais e danos psicológicos, recebendo telefonemas e cartas de cobrança das administradoras de cartões, plano de saúde, etc. É frustrante saber que montamos o acervo audiovisual da empresa, investimos nossos próprios recursos em vestimentas e maquiagem para entrarmos em estúdio, preparamos material didático e tudo termina assim: uma certeza de impunidade faz esta empresa agir como representantes do que há de pior na classe empresarial. Que os órgãos da Justiça acionados se manifestem, pois não nos calaremos diante da falta de ações concretas (e corretas) da FTC.
    Profª Adriana G.Dumas

    ResponderExcluir
  3. Profº Moisés Souza12 de fevereiro de 2011 10:35

    Uma coisa que infelizmente entendemos (um país como o Brasil onde somente os menos favorecidos são alcançados pelas malhas da Justiça), mas que não é para se entender é essa falta de respeito que a FTC, insiste em manter contra a sociedade brasileira, e em especial para com os seus funcionários e ex- funcionários. A Instituição possui a "tradição maldita" de não cumprir com os compromissos trabalhistas. Uma verdadeira aposta na impunidade. Como meus queridos (as) acreditar na justiça brasileira, se uma Instituição de Ensino já vem de longas datas desmoralizando-a. Nós professores demitidos vamos continuar lutando e contamos com a ajuda de todos, para quem sabe um dia organizar a justiça brasileira. Continuo a bater na tecla: os culpados não são os gestores da FTC, mas sim quem faz a justiça brasileira ser tão falha e vagarosa, o que se constitui em uma tremenda vergonha. “Brasil mostra tua cara, quero ver quem paga pra gente ficara assim.”

    Forte abraço e muita paz,
    Profº Moisés Souza.

    ResponderExcluir
  4. AQUI NA UP DE JUAZEIRO, O DESCASO TAMBÉM APRESENTA-SE FRUSTRANTE, POIS NÓS ALUNOS ESTUDAMOS SEM SEGURANÇA. COM NOTAS NÃO LANÇADAS, AVAS BLOQUEADOS, TURMA INTEIRA REPROVADA NO 3º PERÍODO. E A REPROVAÇÃO OCORRE PARA O ALUNADO PAGAR O TAL PRA, E DESTE MODO SUGAR DINHEIRO, POIS COMO TODOS SABEM TAL INSTITUIÇÃO ESTÁ BLOQUEADA PELO MEC DE VESTIBULAR, E O ALUNADO ESTÁ LEVANDO PAULADAS SEM SEGURANÇA.

    ResponderExcluir
  5. Ontem, 2 de julho, os desocupados, as vadias, os professores, os políticos, o Caboclo, a Cabocla e toda sorte de gente dessa Bahia participou do desfile em memória da luta pela independência do Brasil na Bahia. E nós Demitidos da FTC também aproveitamos para protestar contra o desrespeito e o escárnio dessa instituição.

    ResponderExcluir

Perfil

Minha foto
Marcus Vinicius Cunha de Souza
Visualizar meu perfil completo

Postagem em destaque

"O Bom filho à casa torna"

Boa noite meus amigos! Depois de mais de seis meses voltei a postar neste blog. Os motivos foram dos mais diversos: casamento, filho, co...

Frases

Poesia do Dia

Total de visualizações

Imagem do Dia

Seguidores Facebook

Seguidores

Seguidores G+

Concursos

Colégio Modelo de Xiquexique. Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Colégio Modelo de Xiquexique -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -