Notícias do Colégio, Concursos e Vestibulares. Sejam todos bem vindos!

Posted by : Marcus Vinicius Cunha de Souza 19 de janeiro de 2011

No período de 1 a 4 de fevereiro, cerca de 50 mil educadores se reúnem nas suas próprias escolas durante a Jornada Pedagógica 2011. Participam do encontro, professores, coordenadores, diretores, além de gestores e técnicos das escolas, diretorias regionais e Secretaria. O objetivo principal é planejar o ano letivo que se inicia no dia 7 de fevereiro, quando mais de 1 milhão de estudantes voltam às salas de aula.

A perspectiva da Jornada é de melhorar o desempenho das unidades da rede estadual, assegurando a todos os estudantes o direito de aprender. Na pauta de discussões, além de orientações da Secretaria, está a análise de indicadores de desempenho da própria unidade escolar. O planejamento visa melhorar o desempenho dos estudantes e da escola, considerando o currículo, as diretrizes prioritárias, os indicadores de desempenho e a necessidade de consolidar o processo de alfabetização de todos os estudantes baianos.

Avaliar, planejar e realizar

Pela primeira vez, as escolas vão usar os próprios indicadores de desempenho como instrumento norteador do planejamento pedagógico do ano letivo. Dados como distorção idade-série, índices de aprovação, reprovação e abandono, além de resultados de avaliações externas como Prova Brasil, Ideb, Avalie e Enem vão ajudar os educadores a identificar aspectos da vida escolar que precisam ser melhorados e fortalecidos.

Ou seja, os resultados dos estudantes e das próprias escolas nas avaliações vão servir para direcionar os educadores no desenvolvimento de ações para reverter esta realidade. De acordo com a superintendente de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional (Supav), Eni Bastos, com base no desempenho é possível estabelecer melhor as metas e os resultados.

"Quando a gente trabalha focando nos resultados fica mais fácil direcionar as ações e construir um projeto pedagógico que dialogue com a realidade da escola. Quando a Secretaria da Educação envia resultados de avaliações, possibilita que as escolas tenham um diagnóstico preciso do seu desempenho e dos seus estudantes. Identificando as fragilidades e pontos fortes, o planejamento é elaborado, aumentando as chances de obter melhores resultados", pontua Eni Bastos.
 
Material pedagógico – Além dos indicadores de desempenho, as escolas vão receber materiais pedagógicos que vão dar suporte no planejamento das atividades de 2011. Antes de se debruçar para programar como os conteúdos serão ministrados em sala de aula, os educadores terão como subsídio a relação dos assuntos que os professores têm dificuldades de trabalhar com os alunos.

"Com esse material em mãos, os professores terão condições de estabelecer alternativas de trabalho para superar tanto as dificuldades dos alunos quanto às dificuldades de tratamento de conteúdo", explica o superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica (Sudeb), Nildon Pitombo. Segundo ele, as escolas contarão com o suporte destes materiais, que são produtos do próprio trabalho com a rede estadual de ensino, para ajudar no planejamento do ano letivo. "Um bom planejamento tem impacto direto nos indicadores de desempenho de cada escola", complementa o superintendente.

Comunicação interativa

Na abertura da Jornada Pedagógica, o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, e os superintendentes vão falar diretamente com os educadores em conexão direta com as escolas da rede estadual, via Internet. Os educadores também vão interagir com os gestores da Secretaria da Educação através do chat em tempo real. Esta é mais uma ferramenta de interatividade, que vem somar ao Sistema de Gestão Escolar, que já vem permitindo a integração de informações, com a participação de todas as Diretorias Regionais e escolas da rede. Para conectar e garantir a participação de sua escola, basta acessar o Portal da Educação: http://www.educacao.ba.gov.br/
 
Sec

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Perfil

Minha foto
Marcus Vinicius Cunha de Souza
Visualizar meu perfil completo

Postagem em destaque

"O Bom filho à casa torna"

Boa noite meus amigos! Depois de mais de seis meses voltei a postar neste blog. Os motivos foram dos mais diversos: casamento, filho, co...

Frases

Poesia do Dia

Total de visualizações

Imagem do Dia

Seguidores Facebook

Seguidores

Seguidores G+

Concursos

Colégio Modelo de Xiquexique. Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Colégio Modelo de Xiquexique -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -