Notícias do Colégio, Concursos e Vestibulares. Sejam todos bem vindos!

Posted by : Marcus Vinicius Cunha de Souza 7 de dezembro de 2010


No período de 6 a 10 de dezembro, o ambiente vai ser de eleição nas escolas da rede estadual de educação da Bahia. Estudantes, pais, professores e servidores participam do processo que vai escolher os novos membros dos colegiados escolares com mandato de dois anos. O colegiado tem a função de ampliar a participação das comunidades escolar e local na gestão administrativa, financeira e pedagógica das unidades, atentando para a promoção da cultura do monitoramento das escolas e melhoria do ensino e da aprendizagem.

A estrutura do colegiado é formada sempre pelo diretor, professores, servidores técnico-administrativos, pais, estudantes e comunidade local. “O colegiado é a principal via de acesso à democracia. Por meio dele, existe um trabalho colaborativo, com pessoas de diferentes perfis para manter uma discussão no sentido de melhorar a educação. Apesar da diversidade dos membros, todos têm igual lugar de fala e isto é importante para que todos possam perceber-se como cogestores da escola”, afirma Andréa Liger, coordenadora de ações participativas da Secretaria da Educação da Bahia.

A eleição acontece em único dia, por segmentos escolares, com voto secreto, e é realizada em conformidade com o regimento eleitoral. Com exceção do diretor, que é membro nato do colegiado, cada segmento vota em seu respectivo representante. Desta forma, são os próprios estudantes que elegem os colegas que vão fazer parte da equipe. Para concorrer ou votar, o estudante precisa ter mais de 12 anos, estar matriculado e frequentar regularmente as aulas na sua escola.

Por meio da atuação colaborativa, procurando compartilhar responsabilidades e decisões nos aspectos pedagógicos, administrativos e financeiros, o colegiado pode atuar nas decisões de como investir os recursos que chegam às escolas, participar da elaboração de propostas pedagógicas, regimento escolar, cardápio alimentar, calendário escolar e, também, articulação entre escola e comunidade, entre outras funções deliberativas, consultivas, avaliativas e mobilizadoras.

Acompanhamento – De acordo com a coordenadora Andréa Liger, as informações referentes à composição de cada colegiado estão disponíveis no Portal da Educação para o acesso do público. Além disso, a partir do próximo ano, as reuniões e deliberações de cada colegiado estarão disponíveis para acompanhamento da Secretaria em um sistema interno. “Vamos ter como acompanhar de perto e apoiar o que está sendo realizado pelos colegiados nas unidades escolares”, afirma Andréa Liger.

A Secretaria da Educação do Estado promove ações voltadas para a formação dos membros do colegiado, por meio de encontros, palestras, oficinas e realização de videoconferências. A formação pela qual passam os novos representantes dos segmentos escolares prevê o desenvolvimento de competências relacionadas com a melhoria da participação, o compromisso e a cor-responsabilidade frente aos desafios necessários à democratização da gestão escolar.

Obs: Comunicamos aos pais, alunos e funcionários, que as eleições do Colegiado Escolar, do Colégio Modelo, acontecem nessa quinta-feira (09/12)

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Perfil

Minha foto
Marcus Vinicius Cunha de Souza
Visualizar meu perfil completo

Postagem em destaque

"O Bom filho à casa torna"

Boa noite meus amigos! Depois de mais de seis meses voltei a postar neste blog. Os motivos foram dos mais diversos: casamento, filho, co...

Frases

Poesia do Dia

Total de visualizações

Imagem do Dia

Seguidores Facebook

Seguidores

Seguidores G+

Concursos

Colégio Modelo de Xiquexique. Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Colégio Modelo de Xiquexique -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -